50 psi

Cicloturismo desafiante e confortável

Volta pelo Morro da Borússia

Tipo: Cicloturismo rural no litoral norte / encosta da Serra.


O trajeto foi percorrido no sábado, 11.01.2025 por Paladinos.


Antes de relatar, porém, cabe um esclarecimento. Há três caminhos que ligam diretamente a cidade de Caraá ao Morro da Borússia:

  • ao Norte, pelo vale do Rio dos Sinos e Arroio Bocó, passando por Alto Rio dos Sinos, Passo Osvaldo Cruz, Linha Padre Vieira e Invernada (em laranja);
  • ao centro, pelo vale do Rio do Meio, passando por Alto Rio do Meio e Monte Agudo (em vermelho);
  • ao Sul, acompanhando o Arroio Caraá, passando por Alto Caraá (em laranja).

A rota ao sul foi percorrida por Paladinos em .<link futuro>

O Jhon Festive 2025 by Paladinos teve uma rota circular, partindo de Osório, passando pelo Morro da Borússia, seguindo a rota Norte,(pelos vales do Arroio Bocó e do Rio dos Sinos), Caraá e Santo Antônio da Patrulha antes de retornar a Osório pela RS030, uma alternativa à BR-290 (Free-Way).

O dia começou com ameaça de chuva. Ao longo da manhã o vento ENE firmou o tempo. Já a tarde, entre Santo Antônio da Patrulha e Osório, aparecia como rajadas, ora de través, ora contra.

A rota tem aproximados 75 km com 1 Km de altimetria.

Da saída, em Osório, até próximo à invernada, a estrada é asfaltada. Já o trecho de Invernada até o vale do Arroio Bocó a estrada estava recém coberta por seixos e cascalho, ainda não compactado, dificultando a evolução.

Da chegada ao vale do Arroio Bocó e passando pelo vale do RIo dos Sinos, até chegar em Caraá, a estrada apresentava boas condições de trafegabilidade.

Quanto a pontos de apoio, não havia, nos 20 kms entre o Dodô Restaurante e uma lancheria (sem nome) na estrada Rio do Sinos.

Fachada da lancheria (sem nome), primeiro ponto de apoio desde o Restaurante Dodô no morro da Borússia.

Dali em diante, os pontos de apoio eram encontrados abertos a não mais do que a cada 30 minutos. Ressalvando que era um sábado.

Em Alto Rio dos Sinos, ao lado de um bar, havia uma latrina peculiar, à céu aberto e guardada por uma matilha de caramelos.

Veja a rota no Strava e grave o GPX para usar em seu ciclocomputador.

O primeiro pico (km 4) é a plataforma de vôo livre do Morro da Borússia.
O segundo pico (km 12), praticamente com a mesma altitude é o alto do morro da Invernada.
Após um longo trecho em descida fica Caraá (km 35).
Na saída de Caraá há dois morros em sequência (kms 37 e 41).
Santo António da Patrulha fica no km 46.
O contorno da lagoa dos Barros até Osório ocupa os KM 58 a 75.

Por ser uma rota relativamente curta e que concentra as maiores subidas em seu primeiro terço, considero uma boa rota, mesmo para um dia de outono ou inverno. No verão a região apresenta tempo instãvel, sujeito a chuvas repentinas.

Posted in

Deixe um comentário