50 psi

Cicloturismo desafiante e confortável

De Santa Maria à Santa Cruz do Sul

Tipo: Cicloturismo no Centro do RS

A região Central do Rio Grande Sul é marcada pelo encontro das montanhas, ao Norte, com a campanha, ao Sul. As principais estradas que servem seus municípios são as BR-158, BR-287 e BR-392.

Para conhecer os municíos da região, dividi em 5 segmentos, tomando Santa Maria por base:

  • BR-158 N (Rumo ao Norte)
  • BR-158 SW (Rumo ao Sudoeste)
  • BR-287 E (Rumo ao Leste)
  • BR-287 W (RUmo ao Oeste)
  • BR-392 SE (Rumo ao Sudeste)

O primeiro deles e o de mais fácil execução é seguir pela BR-287 E, de Santa Maria (Região Central) até Santa Cruz do Sul, já no vale do Rio pardo.

A estrada é bem servida de postos de combustíveis (abertos, com certeza, entre 7:00 e 21:00) e há pontos de pedágio com salas de apoio ao usuário.

O acostamento estava de regular a bom. A maioria das pontes é antiga, portanto estreitas e sem acostamento. Na saída de Santa Maria até próximo ao acesso a Silveira Martins e no trecho próximo a Candelária o acostamento estava sofrível e neles preferi andar no bordo da pista, descendo ao acostamento apenas quando algum tráfego se aproximava. Literalmente descendo, porque apenas as pistas de rolamento foram diversas vezes recapeadas criando degraus consideráveis.

Como esta não é uma rota circular, fui de ônibus até Santa Maria e voltei de ônibus desde Santa Cruz do Sul.

Sobre as empresas de ônibus intermunicipais: Tanto a Planalto (porto Alegre – Santa Maria) quanto a Santa Cruz (santa Cruz do Sul – Porto Alegre) não fizeram objeção em transportar a bike, apenas com a roda da frente desmontada.

O vento Oeste dominou boa parte do dia, facilitando o deslocamento. Nas entradas em direção Sul (Restinga Seca) ou Norte (Silveira Martins e Cerro Branco) ficava de través.
Do meio para o final da tarde dominou um vento Sul trazendo nuvens carregadas e algumas pancadas de chuva. A maior delas peguei em Cerro Branco e optei por me abrigar em uma garagem de ônibus até que diminuísse ou parasse. Ao retornar a Novos Cabrais, outra pancada de chuva. Após o anoitecer dominou um vento ESE, quae sempre contra, o que atrasou a chegada a Santa Cruz do Sul.

A rota previa trechos urbanos em:
0. Santa Maria
1. Silveira Martins
2. Restinga Seca
3. Agudo (cancelado pelo horário/meteorologia)
4. paraíso do Sul
5. Novos Cabrais
6. Cerro Branco
7. Candelária
8. Vale do Sol (cancelado por já ter visitado)
9. Vera Cruz (cancelado por já ter visitado)
10, Santa Cruz do Sul

Dos aproximados 273 Km com 2Km de altimetria previstos, executei 225km com 1637m de altimetria.
A maior subida do percurso fica no acesso à Silveira Martins, acumulando aproximadamente 350m de subida em 11 km. Para quem não aprecia uma boa subida, basta paciência e a escolha de uma marcha mais leve.

Veja a rota no Strava e baixe o arquivo GPX para usar em seu ciclocomputador.


galeria de Fotos:

Posted in

Deixe um comentário